Nerdizmo

Cientistas estão construindo dispositivos para hackear sonhos

O que daria controle às pessoas sobre o que o cérebro “exibe” durante a noite de sono

Cientistas estão construindo dispositivos para hackear sonhos

Hackear sonhos está na lista de prioridades de um grupo de cientistas do Laboratório de Sonhos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Eles estão construindo um dispositivo que pode ser usado para rastrear e esperançosamente modificar os sonhos, o que daria controle às pessoas sobre o que o cérebro “exibe” durante a noite de sono.

O objetivo radical da equipe é provar de uma vez por todas que os sonhos não são apenas palavras sem sentido – mas podem ser “hackeados, aumentados e influenciados” em nosso benefício.

“As pessoas não sabem que um terço de sua vida é um terço em que poderiam mudar ou estruturar-se ou melhorar a si mesmas”, disse ao OneZero Adam Horowitz, aluno de doutorado no Fluid Interfaces Group do MIT Media Lab e pesquisador do Dream Lab. “Quer você esteja falando sobre aumento da memória ou aumento da criatividade ou melhoria do humor no dia seguinte ou melhoria do desempenho dos testes, há todas essas coisas que você pode fazer à noite que são praticamente importantes”, acrescentou Horowitz.

Como é o dispositivo de hackear sonhos

Chamado de Dormio, o dispositivo é semelhante a uma luva e equipado com sensores que podem detectar o estado de sono que o usuário está.

Quando entra em um estado entre a hipnagogia consciente e subconsciente, a luva toca uma sugestão de áudio pré-gravada, na maioria das vezes consistindo em uma única palavra.

“Imagens hipnagógicas ou alucinações são um estado normal de consciência na transição da vigília para o sono”, disse Valdas Noreika, psicóloga de Cambridge.

A hipnagogia pode funcionar de forma diferente para as pessoas. Algumas acordam e dizem ter tido experiências visuais fortes, sonoras e alucinações. Outros são capazes de interagir com alguém neste estado.

Um estudo realizado com 50 pessoas neste estado conseguiu, por exemplo, inserir um tigre nos sonhos das pessoas apenas programando a palavra “tigre” para ser dita na hora em que o corpo entra neste estágio.

Sonhos lúcidos e campo de pesquisa

Em 2019, o Laboratório de Sonhos fez um “workshop” sobre os sonhos lúcidos, quando uma pessoa percebe que está sonhando dentro de um sonho.

“É um sentimento tão emocionante um sonho lúcido”, disse Tore Nielsen, professor de psiquiatria da Universidade de Montreal, em um post no MIT. “Você pode tentar voar, cantar, fazer sexo – é melhor que a realidade virtual”.

O problema é que este campo de estudo ainda é difícil de estudar, levando em conta que apenas 1% das pessoas têm de fato sonhos lúcidos.

Mas pesquisadores estão certos de que temos muito a ganhar ao estudar nosso subconsciente.

“O inconsciente é outro tipo de inteligência”, disse Rubin Naiman, especialista em sono e sonho da Universidade do Arizona, ao OneZero. “Nós podemos aprender com isso. Podemos dialogar com ele, em vez de dominá-lo, em vez de ‘entrar em contato’ e tentar orientá-lo nas direções que queremos “.

Veja mais sobre ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Ciência
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar