Ciência

Campanha visa erguer uma estátua do primeiro gato enviado ao espaço

Sabemos que animais foram cruciais para experimentos durante a Corrida Espacial. As histórias de Laika, o cão enviado pelos russos, e o chimpanzé Ham pelos americanos, são muito populares. Mas poucas pessoas sabem que também existiu um gato enviado ao espaço.

Trata-se de uma gatinha chamada Félicette, enviada pela França em 18 de outubro de 1963. Neste dia, ela viajou de uma base em Hammaguir, na Argélia. O voo experimentou 5 minutos de microgravidade e atingiu uma altura de 157 quilômetros.

A cápsula retornou intacta para a Terra, e a viagem bem sucedida trouxe Félicette para o laboratório do programa espacial francês.

Há histórias conflitantes sobre como ela foi escolhida, não se sabe ao certo se o programa a encontrou nas ruas de Paris, ou se foi comprada. De qualquer forma, ela foi escolhida entre 14 gatos que participaram do treinamento para a missão, devido sua natureza dócil.

Ela ainda foi submetida a experimentos árduos durante meses após seu retorno e, eventualmente, deu sua vida em nome da ciência.

Por este motivo e pelo fato de sua história não ter o reconhecimento merecido, o designer britânico Matthew Serge Guy quer erguer uma estátua em respeito à sua coragem e sacrifício.

Nos primeiros momentos de pesquisa sobre voos espaciais, cientistas de todo o mundo desejavam entender como a microgravidade no espaço poderia afetar os astronautas humanos. Assim, os animais foram cobaias para descobrir se era possível sobreviver a essas viagens.

Depois da viagem de Félicette, as agências espaciais deixaram de enviá-los ao espaço, não apenas por uma questão de ética, mas também porque surgiram métodos de estudos superiores, os quais não eram necessários a presença dos bichanos.

A campanha lançada no Kickstarter visa levantar fundos para a construção da imagem, a qual será criada por Gill Parker, uma das mais aclamadas escultoras de animais.

Alguns protótipos já estão sendo desenvolvidos em argila, e a expectativa é forjar a imagem em bronze de aproximadamente 1,5 m de altura, que será instalada na cidade de Félicette, em Paris.

Campanha visa erguer uma estátua do primeiro gato enviado ao espaço

Você também pode contribuir clicando neste link.

 

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Hugh Jackman brinca com Wolverine no último trailer

Hugh Jackman entra na brincadeira sobre a sua idade e a de Wolverine; No trailer…

2 dias ago

Tales of the Teenage Mutant Ninja Turtles ganha trailer

O spin-off Tales of the TMNT estreará entre junho e setembro de 2024; O primeiro…

2 dias ago

Larry Dalrymple sofre trágico fim em Os Simpsons

Alerta de spoilers sobre o personagem Larry Dalrymple em Os Simpsons; Ele integrava o núcleo…

2 dias ago

Sand Land recebe trailer de lançamento

Veja o trailer de lançamento do jogo Sand Land, da Bandai Namco; Ele chegará ao…

2 dias ago

Vingadores 6 pode ser dirigido por Sam Raimi?

Sam Raimi esclarece se vai ou não dirigir Vingadores 6 pela Marvel Studios; Ele nega,…

2 dias ago

X-Men 97 – Episódio 7 | Crítica: Consequências

É até chato ficar elogiando semanalmente X-Men 97, porém volto a reforçar que a qualidade…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!