Nerdizmo

Bonecas inclusivas para crianças com necessidades especiais

Brinquedos que representam crianças com deficiência auditiva, lábio leporino, as que precisam de tubos para se alimentar, etc

Bonecas inclusivas para crianças com necessidades especiais

Clare Tawell é uma mulher do Reino Unido que procurava bonecas inclusivas especiais para a sua filha que tem deficiência auditiva.

Ela queria uma boneca que representasse a menina, que pudesse ter um aparelho auditivo como ela para presentear a menina. Mas ela não encontrou, e percebeu que não existiam brinquedos inclusivos no mercado.

Isso inspirou a moça a criar a Bright Ears UK – uma organização sem fins lucrativos onde ela cria bonecos inclusivos para crianças com várias condições médicas.

Em uma entrevista para o jornal Today, Clare disse que ficou muito desanimada quando não conseguiu encontrar a boneca para sua filha e sentiu que a sociedade não a considerava importante.

Hoje em dia a própria mulher cria as bonecas nas horas vagas e espera que elas empoderem as crianças e também as façam sentir-se incluídas.

Desta forma, surgiu a criação de diversos tipos de bonecas que não só representam crianças com deficiência auditiva, mas também aquelas que tem lábio leporino, as que precisam de tubos para se alimentar, Haemangioma, bomba de insulina, tubo de oxigênio, com traqueotomia, cicatrizes de cirurgias, entre muitas outras.

Inclusive, exploram a etnia das pessoas, já que há bonecos brancos, pardos, negros, coisa que não costumamos ver nas lojas, mesmo em um país miscigenado como o Brasil.

Você pode conferir alguns dos modelos de bonecas abaixo, todas fruto desta maravilhosa iniciativa.

Para ver a coleção deles à venda, acesse a loja online Etsy.

As bonecas inclusivas da Bright Ears UK

Veja mais sobre arte e brinquedos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.