Nerdizmo

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

O lendário skatista ranqueou as trilhas sonoras dos 13 títulos da franquia de jogos

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

Não há dúvidas de que as trilhas sonoras eram responsáveis pela imersão nos jogos de Tony Hawk. Imaginou fazer todas aquelas manobras e ralar a cara no chão sem um Dead Kennedys ao fundo?

Lá em 1999, quando o primeiro jogo da linha Pro Skater foi lançado, havia um novo brilho no olhar dos gamers: a possibilidade de realizar missões e manobras com o skatista lendário e seus companheiros. Mas quando a trilha sonora surgia para completar as ambientações das pistas de skate e a adrenalina das manobras, um novo mundo também se abria.

Focada no punk e seus subgêneros, especialmente o skate punk, a trilha também percorria entre o hip-hop, hard rock e heavy metal. A união da cultura underground + gamer + skater + punk certamente moldou os gostos de muitos jovens, inclusive de quem vos escreve.

A cada novo título da franquia, o número de músicas que compunham as trilhas foram aumentando. Sendo que o primeiro tinha apenas 10 músicas, o segundo 15, o quarto 35 e o quinto, Tony Hawk’s Underground, teve 78!

O próprio Tony Hawk ranqueou as melhores trilhas dos games da franquia para a série Rank Your Records, da Vice. Ele explica que selecionou bandas e músicas em muitos dos jogos, mas mesmo que não tenha participado diretamente de todos, elas ainda refletem seu gosto musical.

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

Sem orçamento para investir em direitos autorais das músicas de THPS 5, muitas delas foram concedidas como favores de amigos do Tony Hawk.

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

O game anterior ao THPS 5, também já estava com baixo orçamento para investir nas músicas, mas Hawk diz que eles fizeram o possível para criar algo agradável e condizente ao padrão dos jogos da franquia.

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

Em RIDE, a trilha entrava na era da banda Beck, e tinha muita influência da equipe da Neversoft, então houve uma boa mistura de gêneros e gostos na seleção. De Yeah Yeah Yeahs e Queens of The Stone Age à Kenny Rogers (??).

As melhores trilhas sonoras do game Tony Hawk, segundo ele próprio

Tinha em peso a presença do punk californiano, como Descendents, mas muito pop punk dos anos 2000 e metalcore para atrair um público mais jovem, já que este era o primeiro jogo de Wii da franquia – o que não foi de tanto agrado ao gosto de Hawk.

O skatista confessa que perdeu o foco na seleção de músicas em Project 8, e inclusive diz que não julga o game como um trabalho coeso.

Neste primeiro jogo de PS2 da franquia, o skatista diz que bandas como AFI e cKy, presentes na trilha, não traduzem exatamente a história e cultura skater. Assim como Ramones, que ele revela não ser tão fã. Mesmo reconhecendo a banda como uma das bases do punk, confessa que ela não o conquistou tanto quanto Dead Kennedys e Circle Jerks.

Nirvana, Foo Fighters e… Rolling Stones? Hawk defende a escolha de Sympathy for the Devil porque algumas músicas da banda realmente parecem ser condizentes com os gêneros que fazem parte desta trilha. Embora seja uma boa mistura que representa as paradas do ano em questão.

Em Underground 2, os gostos se mesclam com os de Hawk e do skatista integrante do Jackass, Bam Margera, cujo personagem aparece no modo história do jogo. Nela, você pulava de Frank Sinatra para Metallica e Sugarhill Gang.

Quando se trata de THPS, as trilhas sonoras do 1 e 2 certamente são as mais marcantes para os fãs da franquia. O skatista diz que ama muitas delas, mas a seleção incluía muitos sons de bandas novas da época, por isso não conquistou o topo da lista.

No 4º lugar, a trilha sonora mais cara da franquia, que conta 78 músicas, passando por Sublime, NOFX, Clutch, In Flames, Mastodon, S.O.D… e por aí vai.

“Eu acho que o que mais me chamou atenção, em termos de trilha sonora, foram Tony Dolls, Sex Pistols, De La Soul e TNT, do AC/DC. TNT foi a faixa principal dessa”, ele diz.

“Essa foi uma explosão. A mais divertida para mim, porque eu pude escolher, não apenas as músicas, mas as bandas.”, afirma.

No topo do ranking, o primeiro jogo que inaugurou o conceito da franquia e marcou uma geração: “Tudo o que estava ligado ao skate e à minha história com o skate foram minhas primeiras opções. Tipo, Dead Kennedys e Primus.”, conclui o skatista. Então dá para entender porque esta é a trilha sonora memorável da franquia.


Leia também: Tony Hawk celebra 50 anos com 50 manobras originais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar