Nerdizmo

As melhores séries baseadas em livros

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

“O livro é melhor” – essa é uma frase que não sai da boca de muitos leitores por aí. Embora isso seja verdade na maioria dos casos, existem muitas séries baseadas em livros que fazem jus às histórias e merecem ser reconhecidas.

Já vimos várias adaptações grandiosas trazidas ao cinema, e existe até mesmo um Oscar para isso. Mas muitas séries marcantes também são baseadas em ficções.

Pensando nisso, nós fizemos uma seleção cuidadosa de seriados que trouxeram às telas algumas das histórias mais intrigantes e envolventes da literatura – desde os clássicos até os mais recentes.

As melhores séries baseadas em livros

Handmaid’s Tale (2017)

Aclamada adaptação do “Conto de Aia”, livro homônimo de Margaret Atwood publicado em 1985. A história é ambientada em um futuro distópico, onde as poucas mulheres que ainda são capazes de ter filhos são tratadas como barrigas de aluguel pelo Estado teocrático Gilead – nação que um dia foi os Estados Unidos.

Devido a popularidade da série, a escritora escreveu uma sequência intitulada “Os Testamentos”, ambientada 15 anos depois dos acontecimentos do primeiro livro.

Objetos Cortantes (Sharp Objects, 2018)

Após a adaptação de sucesso do best-seller “Gone Girl” pelo diretor David Fincher, Objetos Cortantes é outra proposta bem-sucedida de levar os livros de Gillian Flynn para as telas.

Nesta minissérie da HBO, a jornalista Camille Preaker retorna à sua cidade natal para cobrir uma reportagem sobre o sequestro e assassinato de duas meninas. Em casa, ela se reencontra com sua mãe sua meia-irmã, com quem manteve pouco contato. À medida que tenta solucionar o mistério, Camille é obrigada a enfrentar os próprios fantasmas do passado.

The Undoing (2020)

A vida de uma psicóloga de sucesso é ameaçada por um abismo após uma tragédia pública: seu marido desaparece no mesmo dia em que um assassinato brutal é cometido. No lugar do homem que ela conhecia, fica apenas uma sucessão de revelações terríveis. Será que ele é culpado ou inocente?

A minissérie de seis episódios da HBO é baseada no livro “You Should Have Known” (2014), de Jean Hanff Korelitz.

Pequenos Incêndios por Toda Parte (Little Fires Everywhere, 2020)

O romance da escritora Celest Ng, publicado em 2017, foi adaptado como minissérie pela Hulu. A história acompanha a intrigante vida em um subúrbio de classe média onde a vida dos moradores é aparentemente perfeita.

Após a chegada de uma mãe solteira e sua filha ao local, conflitos de realidades virão à tona, trazendo a maternidade e força de identidade como temas centrais.

The Witcher (2019)

Dê uma moeda ao seu bruxo! A série de livros do escritor Andrzej Sapkowski sobre o bruxo caçador de monstros foi adaptada pela Netflix e se tornou um fenômeno. E não à toa, pois a história de Geralt de Rívia ganhou uma produção digna da série de games baseadas na mesma história.

Big Little Lies (2017)

O livro de Liane Moriarty é centrado em uma comunidade de Monterey, Califórnia, onde mães de família levam vidas aparentemente perfeitas. Assim como no livro, a série da HBO acompanha como essas mulheres de realidades diferentes vão fortalecer laços à medida que verdades ocultas de suas vidas são reveladas.

Silêncio na Floresta (The Woods, 2020)

Harlan Coben é mestre quando o assunto é mistério, desaparecimento e segredos familiares. Esta minissérie polonesa da Netflix, baseada no livro de mesmo nome, é ambientada em duas épocas: 1994 e 2019. A trama é centrada em jovens que desapareceram há 25 anos em uma floresta. A irmã do promotor Pawel Kopinski estava entre eles. Quando novas pistas surgem, segredos antigos também virão à tona.

Você (You, 2018)

Adaptação do thriller de mesmo nome da escritora Croline Kepnes acompanha Joe, um jovem que desenvolve uma obsessão pela bela Guinevere Beck, que ele conhece em uma livraria onde trabalha. Joe está disposto a tudo para se aproximar de Beck, inclusive ultrapassando os limites de privacidade.

Em Defesa de Jacob (Defending Jacob, 2020)

A elogiada minissérie dramática da Apple TV + é baseada em um livro de William Landay de mesmo nome. O enredo acompanha uma família durante o julgamento do filho, acusado pelo assassinato de um colega de escola. Jacob é inocente ou culpado?

Assim como no livro, o público vai acompanhar um turbilhão de emoções, evidências e testemunhos para descobrir uma resposta.

Mr. Mercedes (2017)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

Um psicopata comete assassinato em massa ao avançar sua Mercedes em direção a uma multidão de pessoas. O policial aposentado Bill Hodges encara a missão de capturar o assassino, mas acaba entrando em um jogo sádico com ele.

Baseada no livro de Stephen King de mesmo nome, a série retrata uma corrida contra o tempo para impedir que o assassino acabe com milhares de vidas, acompanhando sua mente psicótica e obsessiva.

Outlander (2014)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

A série de romance histórico é baseada nos livros de Diana Gabaldon, publicados a partir de 1991. O enredo é centrado em uma enfermeira da época da Segunda Guerra Mundial, que viaja misteriosamente no tempo para o ano de 1743.

Normal People (2020)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

Sally Rooney publicou dois livros e já é considerada por muitos como uma grande nova voz da ficção.

A série irlandesa da Starzplay desenvolve um romance improvável entre dois jovens de realidades diferentes: ele é um atleta carismático, ela é uma estudante solitária que usa a arrogância como proteção. Série baseada no livro de mesmo nome, publicado em 2019.

Clarice (2021)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

Esta série é baseada na personagem Clarice Sterling, que busca ajuda do psicopata Hannibal Lecter para capturar um assassino no livro “O Silêncio dos Inocentes” de Thomas Harris. A trama dá continuidade aos eventos do filme de mesmo nome, adaptado por Jonatgan Demme em 1991.

Dexter (2006)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

O analista de sangue que trabalha na polícia de Miami esconde sua verdadeira identidade enquanto resolve uma série de crimes brutais: ele mesmo é um serial killer. A série acompanha com profundidade a personalidade do assassino, seus códigos morais e seus relacionamentos.

Baseada em uma série de oito livros da escritora Jeff Lindsay, cujo primeiro título “Darkly Dreaming Dexter” foi lançado em 2004. A primeira temporada foi muito fiel ao livro, mas à medida que a série foi avançado ela se distanciou cada vez mais da história original.

Mindhunter (2017)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

A série da Netflix que acompanha os serial killers mais famosos do mundo que aterrorizaram os EUA ao longo das décadas, é baseada em um livro de mesmo nome. Escrito por John Douglas, uma figura lendária que entrevistou dezenas de assassinos em série, como Ted Bundy, Charles Manson e Ed Gein, quando trabalhou como agente especial do FBI em uma unidade representada no seriado.

Anne com E (Anne with an E, 2017)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

Anne Shirley é uma órfã de onze anos que é sonhadora e aficionada por literatura. A série ambientada no final do século 19 acompanha o processo de amadurecimento de Anne, que luta por amor e aceitação, e tenta conquistar o seu lugar no mundo.

O seriado, disponível na Netflix, é a segunda tentativa de adaptar para a TV a série de livros do autor canadense L.M.Montgomery, e traz uma versão mais moderna da história “Anne of Green Gables”. A série de 9 livros, que começou a ser lançada em 1908, se tornou um sucesso e é amada por pessoas do mundo inteiro.

Vulgo Grace (Alias Grace, 2017)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

Baseada em outro romance de Margath Atwood de 1996, esta série é centrada em uma pobre jovem irlandesa que decide tentar a vida no Canadá. Contratada para trabalhar como empregada doméstica, algum tempo depois ela é condenada à prisão perpétua pelo assassinato brutal do seu patrão e da governanta da casa. Após 16 anos de prisão, um médico decide investigar o caso a fundo.

Game of Thrones (2011)

melhores-séries-baseadas-em-livros-NERDIZMO

O que seria dessa lista sem a série de fantasia medieval épica baseada nas obras “A Song of Ice and Fire” de George R.R. Martin? A série acompanha a disputa de famílias reais pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro.


Veja mais Listas de Séries!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo Star Wars: the Bad Batch ganha pôster