Nerdizmo

As casas estilo Tatooine no Irã

Lembra a arquitetura vista na saga Star Wars

As casas estilo Tatooine no Irã

Quem aí já liga diretamente com casas estilo Tatooine quando vê a imagem dessas casas “gumdrop”? Trata-se de pequenas casas ao longo das praias da Ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico. O projeto multiuso, intitulado “Presença em Ormuz”, apresenta estruturas de terra que pontilham a paisagem arenosa em um aglomerado texturizado de picos e bulbos.

É uma criação do estúdio de arquitetura ZAV Architects, que utilizou o processo SuperAdobe do renomado arquiteto iraniano Nader Khalili, que envolve o empilhamento de rolos de terra molhada, e treinou artesãos locais na técnica.

“Um tapete é tecido com nós granulares inspirados nas partículas que compõem o ecótono da ilha”, disse a empresa com sede em Teerã em uma conversa com o site designboom, observando que a topografia da área inspirou grande parte da arquitetura. “Os sacos de areia que criam as partículas espaciais (também conhecidos como cúpulas) são preenchidos com a areia de dragagem da Doca de Ormuz como se a terra tivesse inchado para produzir espaço para acomodação.”

De fato, as instalações são realmente bonitas, e harmonizam muito bem com o ambiente em volta.

“Presença em Ormuz” segue como um centro cultural terrestre embutido na ilha. Você pode ver representações mínimas dos projetos da empresa e planos futuros deles no Instagram.

As casas estilo Tatooine da Ilha de Ormuz

Veja mais sobre arquitetura!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
ArquiteturaArte
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar