Cinema

A técnica que tornou as animações mais realistas

Até 1914 os movimentos de personagens em animações eram rígidos e carentes de realismo. Naquele ano, o animador Max Fleischer uniu invenções tecnológicas com habilidades artísticas e improvisos para tornar as animações mais realistas.

O criador de Betty Boop e animador de Popeye também é o responsável pelo aparelho rotoscópio, uma invenção que mudou o mundo das animações para sempre. O dispositivo permite redesenhar quadro por quadro de filmagens com atores reais, dando origem a movimentos mais fluidos nos desenhos animados.

Max construiu o aparelho usando um projetor conectado a um farol de carro para ampliar a luminosidade. As cenas dos filmes eram projetadas por trás de uma lâmina de vidro, e sobre ela se posicionava um papel de decalque para que os desenhos fossem traçados.

 A técnica foi aplicada pela primeira vez com a filmagem do irmão de Max vestido de palhaço Koko. Dave realizou uma performance em frente a um pano branco, e em seguida quadros individuais de seus movimentos resultaram em uma animação.

Max constantemente aprimorou o aparelho e a técnica. Em 1930, ele usou filmagens de danças excêntricas do cantor de jazz Cab Calloway para transformá-lo em uma morsa, um fantasma e outros personagens dançantes do desenho Betty Boop. Mais tarde, usou a técnica em sua série de desenhos de Superman e no filme animado As Viagens de Gulliver (1939).

Ao longo do tempo, animadores aderiram à técnica, uma vez que a ferramenta de referência para os desenhos poupava bastante tempo de trabalho.

Branca de Neve e Os Sete Anões foi o primeiro filme de animação da Disney a apresentar tanta profundidade visual e emocional, graças à rotoscopia. Durante sua estreia, no Carthay Circle Theatre, em 1937, o público foi ouvido chorando copiosamente durante as sequências finais em que os anões encontram a princesa envenenada e colocam guirlandas de flores nela, como conta Neil Gabler, biógrafo da Disney.

Mas nem todos os animadores experimentais usaram a técnica para adicionar realismo. Ralph Bakshi a usou em algumas seções da animação de O Senhor dos Anéis, mas acabaram ficando um tanto falsas e bizarras.

Atualmente, a rotoscopia foi usada para criar uma atmosfera surreal nos filmes A Scanner Darkly e Waking Life do diretor Richard Linklater, e também na recente série da Amazon Prime, Undone, do diretor Hisko Hulsing.

Com a computação gráfica, o rotoscópio ficou em segundo plano, mas a captura de movimento é uma versão tridimensional do conceito, muito comum em jogos de videogame e efeitos especiais de longa metragens.

Conheça mais sobre o aparelho neste capítulo da série documentário “Hollywouldn’t” da Vox, que explora invenções revolucionárias da indústria cinematográfica.


Leia também: Disney usou atores reais como referência para a animação Cinderela (1950)

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

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