Nerdizmo

A primeira música feita com sons das estrelas

“Starsounds” foi criada a partir de sons das explosões de estrelas

A primeira música feita com sons das estrelas

Já pudemos ouvir os sons das galáxias, quando a NASA converteu em áudio uma foto do Hubble. Também já ouvimos a ‘música magnética’ da Terra quando é atingida por uma tempestade solar. Agora, Starsounds é a primeira música feita com registros sonoros do espaço, que te permite ouvir os sons das estrelas.

A composição faz parte do projeto Starmus Festival, um evento anual criado pelo astrofísico Garik Israelian em parceria com ninguém menos que Brian May, ex-guitarrista do Queen e também astrofísico.

Além de ter participado de projetos da sonda New Horizons a convite da NASA, após 20 anos sem lançar uma música solo, May estreou seu retorno com uma música em homenagem à sonda, que chegou até o objeto celeste mais distante já explorado pelos humanos.

Starsounds foi criada a partir de sons de explosões de estrelas, e foi organizada pelo músico, compositor e produtor musical Brian Eno, que usou um método de aceleração ondas acústicas infrassonoras das estrelas em uma única faixa, tornando os sons audíveis pelo ouvido humano.

Os registros usados para elaborar a música estão em uma biblioteca de áudio criada em 2005 por Israelian. Desde então, os sons espaciais são usados em diferentes projetos.

O filme Interestelar (2014) foi um deles: os criadores da trilha usaram o mesmo processo de composição da Starsound para criar alguns efeitos do longa de sci-fi do Jonathan Nolan.

Ouça a Starsounds player abaixo, cujo vídeo ainda apresenta imagens baseadas nas formas das ondas acústicas.

A primeira música feita com sons das estrelas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.