Nerdizmo

A música tema de Interestelar tocada no instrumento hydraulophone

Neste instrumento curioso, o som é produzido por pequenos buracos que jorram água

A música tema de Interestelar tocada no instrumento hydraulophone

Em um vídeo, o músico James Hancock toca a música tema de Interestelar no instrumento hydraulophone. A música composta por Hans Zimmer para o épico de Jonathan Nolan ganha vida em um instrumento curioso, onde o som é produzido por pequenos buracos que jorram água.

O instrumento foi criado na década de 1980 por Steve Mann, um professor de engenharia da Universidade de Toronto. Em uma entrevista, ele diz que a ideia surgiu quando ele observou um caminhão enchendo alguns tanques com nitrogênio líquido e ficou intrigado com os sons produzidos enquanto o fluído saía pelos canos.

“O som é quase sobrenatural, uma voz cantante de um tipo muito especial. E com a prática, você pode aprender a dobrar e apertar notas pela maneira como pressiona os jatos, o que permite expandir o alcance e criar notas que não existem em instrumentos padrão.”, diz o inventor.

No hydraulofone, a água é bombeada por um tubo horizontal curvado que jorra água por uma série de pequenos buracos na parte superior, que são responsáveis pelo mecanismo de som. Ao colocar o dedo sobre o buraco, a água é direcionada para outra parte do instrumento, gerando assim o som. Cada mecanismo de som cria uma nota diferente, assim a musicalidade acontece. Várias notas podem ser tocadas simultaneamente ao alternar a pressão sobre os furos.

“Como o som é produzido pelo meio que está em contato direto com seus dedos (a água), você pode exercer um controle sutil sobre a forma e a modelagem do som. Você pode tocar acordes no hydraulofone e esculpir e modelar separadamente cada nota do acorde, e fazer isso continuamente enquanto a nota soa.”, o músico diz.

Assista no player abaixo.


Leia também: Como soa o instrumento pré-histórico litofone, feito de pedras | Fotos retratam o interior de instrumentos musicais | Olha só essas belas máquinas retro-futuristas | Blue Monday tocada em instrumentos antigos de 1930 | Neil deGrasse Tyson explica o final de Interestelar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar