Nerdizmo

A história dos jogos MOBA e o cenário atual

Onde surgiram e como está o cenário dos Multiplayer Online Battle Arena

A história dos jogos MOBA e o cenário atual

No início dos anos 2000 aconteceu, como um fenômeno espontâneo, imprevisível e bastante curioso, o surgimento de um novo tipo de game: os jogos MOBA. A internet e os computadores eram recursos relativamente escassos, e as lan-houses faziam um imenso sucesso entre os adolescentes.

Foi neste contexto que os jogos de Multiplayer Online Battle Arena apareceram, levando à criação da categoria que é hoje uma das mais importantes no mundo dos eSports. Neste artigo nós vamos explicar como isso aconteceu e contar algumas curiosidades que podem ser novidade para você. Então, continue a leitura!

O surgimento no Warcraft

Antes de alcançar o seu potencial completo e se desdobrar em uma série de jogos, filmes e diversos outros produtos de diferentes tipos, o Warcraft foi o jogo de estratégia mais popular do mundo. A difusão de uma ferramenta de edição dos seus mapas foi o que levou à criação dos MOBA.

Foto: Unsplash.com

Pensando apenas em se divertir com seus amigos, alguns jogadores criaram um mapa dividido em três faixas, com torres ao longo do caminho, envolta por uma selva repleta de monstros que ofereciam recompensas. Para vencer era preciso derrotar as tropas e os heróis adversários, destruir as torres e chegar até a base do inimigo para destruir o seu núcleo. O mapa foi batizado de Dota.

Dota e League of Legends

Logo o mapa tomou conta dos provedores do Warcraft e se tornou uma febre entre os jogadores. Percebendo a oportunidade, a Valve Corporation decidiu aproveitar a trend e criou o seu próprio jogo inspirado nele, que recebeu o nome de Dota.

O jogo explodiu em popularidade e ganhou o mundo, dominando a preferência dos jogadores, até que mais uma empresa acertasse a mão. Foi quando surgiu o League of Legends da Riot Games. O LoL, como é chamado pelos jogadores, se tornou em pouco tempo o jogo mais jogado no mundo.

Foto: Unsplash.com

Cenário atual dos jogos MOBA

É impossível negar a importância e influência dos jogos MOBA no crescimento e na difusão dos eSports como categoria. Seja jogando, ou fazendo uma aposta esportiva, qualquer pessoa que gosta de jogos de computador já teve contato com o Dota 2 ou o League of Legends. Eles estão, há anos, entre os jogos mais populares, com maior número de visualizações e com os torcedores mais engajados.

No Brasil, o League of Legends já chegou aos clubes de futebol, com a criação das equipes do Flamengo e do Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil. Com todo este sucesso, os canais de televisão voltados para os esportes se viram obrigados a encontrarem espaço nas suas programações para encaixarem programas voltados para os eSports, inclusive com a transmissão do CBLOL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends.

E nenhum sucesso parece ser capaz de exaurir o potencial dos jogos do tipo MOBA entre os jogadores. Novos exemplares surgem constantemente, e muitos deles estão crescendo rapidamente. Como o Mobile Legends, que já alcançou mais de 100 milhões de downloads só na loja de aplicativos do Google.

Veja mais sobre games!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Games
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar