A gigante biblioteca contra censura no Minecraft - Nerdizmo
Nerdizmo

A gigante biblioteca contra censura no Minecraft

O projeto mais genial que já vimos no Minecraft até hoje

Um grupo de talentosos jogadores criaram uma enorme biblioteca contra censura no Minecraft – pois ela oferece acesso gratuito a vários artigos proibidos em diversos países em torno do mundo.

Chamada de The Uncensored Library, este local virtual foi criada pelo Reporters Without Borders (RSF) e usa uma brecha para contornar a censura na Internet. O projeto, dentro do jogo Minecraft, foi confeccionado por 24 jogadores.

A gigante biblioteca contra censura no Minecraft

Ela também abriu suas portas em um dia significativo – em 12 de março, o “Dia Mundial contra a Censura Cibernética”.

“A biblioteca está cheia de livros contendo artigos que foram censurados em seu país de origem. Agora esses artigos estão disponíveis novamente no Minecraft – ocultos da tecnologia de vigilância governamental dentro de um jogo de computador, disse a RSF. “Os livros podem ser lidos por todos no servidor, mas seu conteúdo não pode ser alterado. A biblioteca está crescendo, com mais e mais livros sendo adicionados para superar a censura”.

A local virtual e gratuito para acessar fornece artigos de jornalistas que foram silenciados em 5 países – Egito, México, Rússia, Arábia Saudita e Vietnã.

“Seus artigos agora foram republicados como livros do Minecraft em inglês e no idioma original dos artigos e estão disponíveis em países que censuraram seus trabalhos”, explicaram os criadores da biblioteca.

A gigante biblioteca contra censura no Minecraft

Para a criação do projeto, a RSF trabalhou com o estúdio de design BlockWorks especializado em marketing baseado em Minecraft. Foram três meses de trabalho e mais de 12,5 milhões de blocos.

“Foram necessárias 24 construtores de 16 países diferentes em 250 horas para projetar e criar a biblioteca”, disse RSF. “A cúpula principal da biblioteca tem quase 300 metros de largura, o que a tornaria a segunda maior do mundo.”

A instituição explica sobre a escolha de usar o Minecraft como um meio para armazenar o conteúdo:

“Minecraft é um jogo de mundo aberto, onde os jogadores podem explorar um mundo pixelizado intencionalmente em blocos. Aqui eles podem descobrir e extrair matérias-primas, criar ferramentas, construir estruturas e cooperar com outros jogadores . O modo criativo do jogo é frequentemente descrito como um ‘Lego digital’ e está sendo usado em ambientes educacionais. Parte da jogabilidade do Minecraft é coletar e criar itens, como livros. Os livros do Minecraft têm 100 páginas e podem ser escritos livremente. Outros jogadores podem lê-los, mas não podem alterar o conteúdo dos livros no servidor”.

Eles também dão informações sobre como é alarmante a situação relacionada ao silenciamento de jornalistas em torno do mundo:

“Somente em 2019, 39 jornalistas e 10 cidadãos jornalistas foram mortos e atualmente há 228 jornalistas e 120 cidadãos jornalistas presos. Estes são números alarmantes. Na virada do século 21, quase metade da população mundial ainda não tem acesso a informações gratuitas. Privados de conhecimento essencial e manipulados pela desinformação, são impedidos de viver em um sistema político no qual a verdade factual serve de base para suas escolhas de vida.”

Abaixo você confere um vídeo e imagens deste que o projeto mais genial que já vimos no Minecraft até hoje.

A biblioteca gigante no Minecraft contra a censura

Veja mais sobre Minecraft!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
GamesSociedade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments