Nerdizmo

A evolução das cozinhas nos últimos 500 anos

Hoje em dia, toda cozinha tem um microondas, mas nem sempre foi assim

Aqui você acompanha a evolução das cozinhas, em transformações de design que aconteceram nos últimos 500 anos.

O desenvolvimento desta peça foi feita pelo pessoal da Home Advisor, em parceria com artistas digitais para recriar como foram os desenhos padrões de cozinhas e como elas foram se modernizando ao longo dos anos.

Hoje em dia, toda cozinha tem um microondas, mas nem sempre foi assim. Antigamente, tanto a decoração quanto o que compõe o local era muito diferente.

A evolução das cozinhas

Cozinha Mansão Tudor do Século XVI (1520-1620)

A evolução das cozinhas nos últimos 500 anos

“Antes da moderna cozinha ou do microondas, a lareira era o lugar mais quente da cozinha. Mas isso não quer dizer que a lareira não tenha múltiplas funções, como os aparelhos mais tarde. A nossa foi usada para cozinhar, assar e aquecer. O caldeirão pendurado no gancho era provavelmente feito de sino-metal (uma liga de cobre e estanho). Frigideiras, panelas e frigideiras eram feitas de ferro forjado.

A calha de madeira coberta do outro lado da lareira era para amassar e provar a massa. Escondido atrás da prateleira de lenha, você pode ver os cabos de utensílios, como uma escumadeira e uma frigideira. A frigideira era comum em todas as cozinhas, de acordo com Pennell – o cabo longo protegeria os usuários das chamas.”

Cozinha da Era Stuart do Século XVII (1680-1720)

“Ah, a poderosa cômoda da cozinha aparece! Mesmo os modestos lares ingleses armazenavam e exibiam cerâmicas decorativas em armários e mantimentos de cozinha nesse período. Embora as cômodas autênticas do século XVII exijam gavetas profundas, um serviço caseiro próximo a você pode criar uma cômoda personalizada inspirada na aparência da época.

Xícaras e bules de cerâmica também se tornaram comuns em residências urbanas. A lareira também percorreu um longo caminho em algumas décadas – observe a grade de carvão de ferro fundido no lugar do fogo a lenha.

E o dispositivo na parede acima da lareira? É um macaco mecânico para assar. O cozinheiro a enrolava e deixava as polias e pesos para girar o espeto na lareira por cerca de meia hora, sem a necessidade de trabalho manual. (Raramente, um “Turnspit Dog” cumpria essa tarefa em uma grande roda de hamster projetada para esse fim – mas isso é outra história).”

Cozinha Colonial do Século XVIII de Williamsburg (1720-1780)

A evolução das cozinhas nos últimos 500 anos

“Nossa jornada pela cozinha americana começa em Williamsburg, capital da Colônia da Virgínia por grande parte do século XVIII. Nossa cozinha em Williamsburg é mais sofisticada do que as cozinhas de outras partes do país na época, de acordo com Nancy, graças à riqueza da cidade na época. As cadeiras mostram que seria um local de encontro no final do dia.

A lareira ainda é primordial, mas agora apresenta uma invenção ianque: o guindaste giratório de ferro que espreita da parede próxima, que o cozinheiro usaria para posicionar panelas com segurança, como um forno holandês. As chaminés foram vitais para manter a lareira em excelentes condições, apesar dos perigosos problemas de saúde associados ao trabalho. O processo é mais limpo e fácil hoje, e ainda é necessário para manter a funcionalidade do seu fogão a lenha ou lareira.

As prateleiras estão empilhadas com todo tipo de cerâmica útil (e não decorativa). Alguns foram importados da Europa, outros feitos localmente. Vê os barris empilhados pela porta? Essa era uma maneira comum de armazenar farinha e outros alimentos na época.”

Cozinha da Era Vitoriana do Século XIX (década de 1870)

“Nossa cozinha do século XIX é inspirada em uma litografia educacional criada por L. Prang & Co. por volta de 1874. Na verdade, é uma cozinha de última geração para a época. O forno independente de madeira ou carvão finalmente chegou! A placa do forno economizou combustível e também impediu o cozinheiro de se agachar. Hoje em dia, aparelhos inteligentes para sua cozinha podem ajudá-lo a obter resultados perfeitos de cozimento sempre. Mas, naquela época, o relógio da cozinha estava prestes a aparecer, para que os cozinheiros pudessem – finalmente – cozinhar. Você pode acreditar até onde chegamos?

Esses armários são um precursor do gabinete Hoosier, uma unidade completa de armários e prateleiras que foi comercializada pela primeira vez em 1899 e foi um trampolim para a moderna cozinha equipada. O encanamento da cozinha também chegara. A pia da cozinha era mais um objeto de móveis do que um utilitário integrado neste momento – e não é mais elegante?”

Cozinha Equipada do Século XX (década de 1960)

A evolução das cozinhas nos últimos 500 anos

“Quase um século depois da litografia Prang, toda a ideia da cozinha foi revolucionada. Aparelhos elétricos e outras conveniências mudaram o equilíbrio de tempo e trabalho que eram usados para alimentar uma família.

Em nossa cozinha dos anos 60, não é apenas uma geladeira elétrica e um fogão a gás que facilitam a vida. As superfícies pintadas ou laminadas e o piso lino facilitam o trabalho de manter a cozinha limpa. (Hoje, o linóleo ainda é um dos tipos mais populares de pisos de cozinha). As panelas de aço inoxidável com fundo de cobre sob a barra de café da manhã são de baixa manutenção. E você pode apostar que há uma torradeira plugável e uma cafeteira escondida em um desses armários.

As bancadas de perímetro liberavam espaço social no coração da cozinha, à medida que a preparação de alimentos se tornava parte do ‘entretenimento’. Unidades e utensílios de design eram legais. Projetar, comprar e usar utensílios de cozinha agora eram expressões de liberdade e aspiração do consumidor”.

Cozinha do Século XXI (2020)

A evolução das cozinhas nos últimos 500 anos

“Cozinhas brilhantes, limpas e organizadas dominam o dia a dia em 2020. A exceção é a unidade insular, que prioriza a sociabilidade em vez de um acesso claro. Em toda a cozinha, a simplicidade e a elegância do aço inoxidável e concreto de estilo industrial encontram superfícies naturais clássicas fortes, como mármore, madeira ou pedra.

As soluções modernas em nossa cozinha 2020 são deliberadamente subestimadas. A placa de indução fica no próprio balcão e o microondas é integrado a uma grade entre os armários montados. Várias soluções de iluminação reguláveis criam um espaço social versátil – para uma refeição em família animada, uma sessão de estudo cuidadosamente calibrada ou um espaço íntimo para fofocar e paquerar na hora da festa em casa.

Assista à evolução das cozinhas em 500 anos

Veja mais sobre design e história!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo Star Wars: the Bad Batch ganha pôster