A empresa do Quênia que transforma plástico reciclado em tijolos - Nerdizmo
Nerdizmo

A empresa do Quênia que transforma plástico reciclado em tijolos

Uma maneira ecológica e sustentável de construir

A empresa do Quênia que transforma plástico reciclado em tijolos

Gjenge Makers é uma empresa que transforma plástico reciclado em tijolos. Criada pela queniana Nzambi Matee, de 29 anos, a empresa é especializada em reciclar plástico para atender construções de forma ecológica e sustentável em seu país.

Tudo começou em 2017, depois que a mulher largou o emprego como analista de dados e começou a criar e testar diferentes materiais de pavimentação feitos de plástico e areia no quintal de sua mãe.

Nzambi acabou colocando todas as suas economias no projeto e no final valeu a pena – ela acabou ganhando uma bolsa para cursar um programa de formação em empreendedorismo social nos EUA.

Quando estava nos EUA, Nzambi desenjvolveu o maquinário para produzir tijolos plásticos na Universidade do Colorado em Boulder. E hoje, a Gjenge Makers produz 1.500 pavimentadoras de plástico todos os dias, e elas não são apenas fortes, mas também acessíveis.

Nzambi é formada em ciência de materiais e trabalhou como engenheira na indústria de petróleo do Quênia. Ela se inspirou para começar o Gjenge Makers depois de encontrar rotineiramente sacos plásticos descartados nas ruas de Nairóbi.

Os esforços de Nzambi a levaram até o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a nomeando ela como uma “Jovem Campeã da Terra”!

A empresa recicla cerca de 500 quilos de plástico todos os dias.

Nzambi diz que não quer apenas enfrentar o problema da poluição do lixo plástico do Quênia, mas também ajudar a resolver o problema de moradias inadequadas do país.

A empresa já reciclou 20 toneladas de lixo plástico e querem aumentar este número para 50 em 2021.

No futuro, Nzambi espera expandir a produção de pavimentadoras de plástico para toda a África.

Empresa de pavimentação torna plástico reciclado em tijolos

Veja mais sobre ciência!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments