Nerdizmo

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

O que no livro é diferente da série

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

A série Por Trás dos Seus Olhos é o novo thriller psicológico mais comentado da Netflix. A trama acompanha Louise, uma jovem mãe solteira, que se vê presa em uma relação conturbada com um misterioso casal.

Em 2017, quando o livro que deu origem à série foi lançado, o desfecho surpreendente da história levou a hashtag #WTFEnding aos trending topics do Twitter.

Isso porque a autora Sarah Pinborough conseguiu desenvolver uma trama envolvente que te dá pistas a cada capítulo para compreender a realidade por trás da relação complexa do casal Adele e David, onde Louise se verá também envolvida.

A adaptação da é fiel ao livro, embora deixe passar alguns detalhes e corte algumas passagens chocantes do livro. Até pelo formato mais enxuto, se desenvolvendo em apenas seis episódios, a minissérie consegue se manter alinhada à história original, sem precisar preencher lacunas do roteiro para estender a temporada.

Tanto na série quanto no livro, assim como Louise, nos sentimos atraídos pelo belo casal rico que acaba de se mudar para Islington. Aparentemente, eles levam uma vida perfeita. Então, por que são tão apáticos e distantes um do outro? Quais segredos eles escondem?

São questões como essas que nos mantém de olhos vidrados no livro a na tela da TV.

Mas, até onde a série foi fiel ao livro? O que os produtores cortaram para poupar o estômago dos espectadores? Saiba mais sobre essas e outras curiosidades abaixo.

*Alerta de spoiler.

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

A infância de Adele e David

Há mais profundidade sobre a relação de Adele e David no livro.

David é cinco anos mais velho que Adele, e a conheceu quando ela tinha oito anos. Ambos cresceram juntos como vizinhos, porque a família de David administrava a propriedade da família de Adele.

Quando criança, ela sofria de terrores noturnos. David então deu a ela um livro sobre sonhos para acalmá-la, e foi com ele que a menina descobriu sua habilidade de “projeção astral”.

O livro também conta que a família de Adele desaprovava a relação entre eles, pois a família de David era pobre. Em algum momento no livro, é mencionado como o pai dele estava afundado em dívidas, deixando ainda mais forte a teoria de que David seria um marido abusivo e interesseiro pela herança de Adele.

A “morte” de Adele é mais oculta no livro

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

Na série, fica um tanto óbvio que há algo de muito estranho com Adele e a possibilidade de Rob ter trocado de corpo com ela e estar vivendo dentro dela todo esse tempo. No livro, no entanto, tudo fica mais nebuloso, pois estamos de fato presos em suas manipulações, nos questionando todo o tempo se ela é vítima ou vilã.

No livro, por exemplo, não sabemos exatamente como Adele ficou com o olho roxo. Quando Dr. Skyes liga para ela para confirmar se não foi um ato de violência de David, ela responde que é muito fácil plantar sementes na mente das pessoas, porque, afinal, ninguém se conhece de verdade.

Pobre Charlie

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

Na série, Adele faz apenas um jogo sádico com Marianne, dona do café de Brighton com quem David tinha uma amizade, ameaçando matar o gato dela caso a mulher não se afaste de seu marido.

Essa história é diferente no livro – para o nosso terror. Adele envenena Charlie, o gato de Marianne, e depois mata ele na frente dela, pisando em sua cabeça com um salto alto. É uma cena do livro bem descritiva e chocante.

Os atos sádicos de Adele

6 curiosidades sobre a série Por Trás dos Seus Olhos

A morte de Charlie não foi o único ato repugnante de Adele. No livro, quando ela e David se mudam para a nova casa em Islington, eles têm um gato de estimação. Em seu plano de manipulação, ela conta a Louise como o marido matou o gato pisando nele e depois o enterrou em um canteiro de flores.

Mais tarde, ficamos sabendo que foi Adele quem matou o gato exatamente dessa forma.

A Netflix sabe que projeção astral, traição, ameaça e manipulação tá ok, mas a morte brutal de um bichinho não dá, né?

O aborto de Rob

No livro, Louise lê o arquivo psiquiátrico de Adele e descobre que ela tinha feito um aborto quando jovem.

Adele estava grávida de David quando Rob a matou e assumiu seu corpo. Aterrorizado pela ideia de dar à luz a um bebê de Adele, Rob resolveu interromper a gravidez. Ele planejava ter seu próprio filho com David, mas isso nunca aconteceu.

Cuidado, Adam!

Como a história é narrada por Adele (Rob) e Louise, temos acesso aos pensamentos íntimos dos personagens de uma forma que a série não consegue explorar.

Embora fique claro que, quando Rob assume o corpo de Louise, não há mais sentimentos maternais pelo seu filho Adam, o livro deixa claro como o psicótico personagem tem planos para se livrar do menino.

Na série, quando Louise e David estão no carro rumo à uma nova vida, Adam está no banco de trás demonstrando que notou como a mãe está muito diferente. O olhar sádico de Louise deixa possibilidades em aberto.

Já no livro, ela diz “… a saída de Adam de minha vida precisará ser um pouco mais dramática. Mas não deve ser muito difícil. Notoriamente, crianças são propensas a sofrer acidentes. E, de qualquer modo, o luto pode aproximar as pessoas, não é mesmo?”


Veja mais sobre Cinema & TV!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.