Nerdizmo

5 obras do mundo nerd inspiradas na mitologia egípcia

Mitologia Egípcia

Repleta de mistérios e com muita areia encobrindo seus segredos, a mitologia egípcia acaba inspirando diversos materiais do mundo nerd com seu imaginário. Seja utilizando os deuses clássicos de seu panteão, criaturas místicas ou todos estes elementos unidos, várias produções acabam se espelhando nela para contar excelentes histórias. Aqui reunimos cinco delas, onde desenterramos algumas das catacumbas, outras verão o seu renascimento na frente de todos os fãs em breve.

O mais importante vai além dos sarcófagos e pirâmides, unindo personagens excelentes com toda a magia que o país teve a oferecer. Obviamente que nenhuma delas será 100% correta, mas infelizmente nenhuma adaptação traz esse grau de fidelidade, não é? O importante mesmo é difundir essa ideia no coração dos fãs e atrair ainda mais o público para conhecer tudo o que há para oferecer ali. Bom, que tal conhecer as produções geek que fazem uso dela para cativar as pessoas ao redor do mundo?

As obras inspiradas na mitologia egípcia

5 – Yu-Gi-Oh!

A primeira temporada de Yu-Gi-Oh!, onde vemos o jovem Yugi Muto resolvendo o Enigma do Milênio e encarnando o verdadeiro deus dos jogos para salvar o dia é totalmente inspirada na mitologia egípcia. Com sete relíquias espalhadas pelo mundo todo, eles se unem no perigoso Monstros de Duelo, o que parece um TCG comum, mas que pode decidir o destino da humanidade como a conhecemos. E o panteão não é visto apenas ali, com deuses presos nos cards, outros espíritos escondidos em diversos personagens e uma linha inteira baseada no Egito Antigo.

4 – Múmias Vivas

Criado em 1997, o desenho animado foi responsável por muitas manhãs regadas em aventura na TV Globinho antigamente. Múmias Vivas mostrava a história de Presley, um jovem que é o descendente dos antigos regentes do Egito e está sendo caçado por Scarab, um grande vilão que pretende eliminar a dinastia através das eras. Para proteger a criança, quatro guardiões revivem dos seus sarcófagos para defendê-lo em combate, encarnando os espíritos da cobra, chacal, falcão e o carneiro. Apesar de não ser um sucesso estrondoso, muita gente tem um carinho pela animação antiga e trouxe bastante interesse na mitologia egípcia por toda uma geração.

3 – Cavaleiro da Lua

As histórias em quadrinhos do Cavaleiro da Lua sempre foram repletas do uso de personagens do imaginário do Egito, mostrando Marc Spector interagindo com seus deuses e entidades para vencer os vilões. Mesmo que muitos o vejam como louco, com as suas várias personalidades, ele só deseja salvar o mundo de um mal ancestral e que está despertando. Apesar de fazer parte de uma linha mais sombria da Marvel, ele está prestes a ganhar uma adaptação em seriado no Universo Cinematográfico Marvel e estreará no fim deste mês. O protagonista será vivido por Oscar Isaac e, pelos trailers, não abandonará suas origens nas areias do deserto.

2 – Assassin’s Creed: Origins

Claro que os videogames não poderiam ficar de fora, com o recente Assassin’s Creed: Origins trazendo toda a mitologia egípcia para a sua trama de forma próxima e encantadora. Apesar de mostrar toda a origem da Ordem dos Assassinos e em como este universo foi criado, ele também revela a participação dos deuses do panteão para guiar o seu personagem ou se oporem a ele, dependendo de quem você encontra em sua jornada, lógico. Vale notar que esse foi o primeiro capítulo de uma jornada que segue até Valhalla, o último grande lançamento da franquia.

1 – A Múmia

É impossível falarmos em mitologia egípcia e o mundo nerd sem citar o filme A Múmia. Um clássico completo, ele traz o retorno do mago Imhotep para os dias atuais como uma perigosa múmia que está prestes a destruir toda a sociedade como conhecemos. Um grupo de arqueólogos e exploradores se unem para impedir ele de completar o seu plano, com muita aventura, humor e claro, combates épicos. Quem não se lembra da fuga no deserto com uma tempestade de areia formando o rosto do vilão para devorar o avião? Enfim, inesquecível para quem viveu.

Veja mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments