Ciência

3 maneiras de acompanhar a evolução do coronavírus

O COVID-19 está assumindo uma dimensão global. O vírus que se originou na China, atingiu a Coréia do Sul, o Japão, a Itália e agora já temos um caso confirmado no Brasil, em São Paulo. Selecionamos 3 maneiras de acompanhar a evolução do coronavírus para que você siga informações confiáveis e sem sensacionalismo.

Acompanhe a evolução do coronavírus

Site interativo do hospital Johns Hopkins

O hospital Johns Hopkins desenvolveu um site interativo que acompanha e evolução do coronavírus em tempo real. Cruzando dados registrados pelo hospital usando um sistema de informação geográfica (GIS) através do software ArcGis, eles rastreiam os status do vírus no mundo.

Atualizado constantemente com novas informações, o site apresenta localizações de casos confirmados, recuperações e taxa de mortalidade.

Worldmeters

O site Worldmeters também acompanha os índices de casos confirmados e de mortalidade, mas também disponibiliza informações sobre período de incubação, sintomas da infecção pelo vírus e também notícias com fontes confiáveis sobre o assunto.

Vídeo comparativo

Este vídeo compara de maneira dinâmica a evolução do coronavírus com outras epidemias como a Gripe Suína (H1N1), a SARs, o Ebola e até a Gripe Espanhola (que afetou o mundo em 1918).

Existem cursos online sobre o COVID-19.

Criado pela Imperial College London, o curso chamado “Science Matters: Let’s Talk About COVID-19” está disponível gratuitamente pela plataforma do Coursera.

Com o objetivo de esclarecer “como a propagação da epidemia acontece, como a transmissibilidade das infecções é estimada e quais são os desafios na estimativa de taxas de mortalidade e a importância do envolvimento da comunidade na resposta à epidemia”, segundo a descrição.

Também é possível se inscrever no “COVID-19: Tackling the Novel Coronavirus“. Criado pelo FutureLearn e The London School of Hygiene and Tropical Medicine, o curso analisa “como o COVID-19 surgiu, foi identificado e se espalha, e as medidas de saúde pública para o vírus”.

Desconfie do sensacionalismo, clickbaits e áudios de WhatsApp

Como temos um caso confirmado no Brasil, muitos conteúdos online podem explorar o terror com muito alarmismo. Portanto, fique atento aos conteúdos sensacionalistas e também às fake news. Apenas aceite informações com fontes verificáveis e confiáveis.

O site do Ministério da Saúde é indispensável para entender mais sobre o vírus e posição do Brasil diante da epidemia.

Raquel Rapini

Jornalista movida pela curiosidade de saber mais sobre qualquer assunto. Escreve sobre arte, cultura, games e assuntos gerais relacionados às ciências, sociedade e mundo geek.

Posts recentes

Sabre de luz de Star Wars não foi nomeado por George Lucas

O sabre de luz tem este nome por causa de Alan Dean Foster; O profissional…

8 horas ago

Supergirl está em trailer de Minhas Aventuras com o Superman

Confira a chegada de Supergirl e Lex Luthor em Minhas Aventuras com o Superman; A…

9 horas ago

Kraven e novo Karate Kid são adiados pela Sony Pictures

A Sony adiou Kraven, o Caçador e Karate Kid 6; O vilão do Homem-Aranha chegará…

10 horas ago

Kingdom Hearts pode ser adaptado em um filme animado

Kingdom Hearts pode surgir como filme animado, assim como Super Mario Bros.; A Disney está…

1 dia ago

Razer terá de pagar multa de $1 milhão por máscaras Zephyr

O FTC concluiu que as máscaras Zephyr, da Razer, não são "N95"; Por propaganda enganosa…

1 dia ago

Joe Russo aponta razão para queda de bilheteria de super-heróis

Joe Russo afirma que as gerações mudaram e isso impacta a Marvel Studios; Isto se…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!