Nerdizmo

20+ filmes para chorar até desidratar

Histórias que podem te transformar, mas com certeza vão te fazer gastar alguns lencinhos

20+ filmes para chorar até desidratar

Não estamos aqui para espalhar tristeza. Muito pelo contrário, chorar às vezes faz bem para a alma. Nossa lista de filmes para chorar até desidratar traz títulos que atingem diretamente suas emoções.

Filmes inspirados em histórias reais e ficções que te oferecem novas realidades, pontos de vista diferentes, identificações com sua própria história de vida e recordações, e até mesmo aqueles com existencialismo e lirismo que te acertam bem no peito.

20+ filmes para chorar até desidratar

Cafarnaum (2018)

20+ filmes para chorar até desidratar
Filmes para chorar

A diretora Nadine Labaki abre um debate polêmico com uma trama carregada de drama, lirismo e discurso humanista.

Após fugir de seus pais negligentes e abusivos, Zain, um menino de 12 anos, é condenado a cinco anos de prisão. Como protesto contra a vida que lhe foi imposta, ele resolve processar seus pais. Ao longo do filme, acompanhamos os passos de Zain até chegar em sua decisão inusitada.

Quando o Dia Chegar (2016)

20+ filmes para chorar até desidratar

Baseado em uma história real, este drama dinamarquês retrata o que aguardava os garotos nos reformatórios da Dinamarca durante os anos 1960. Dois irmãos são transferidos para o orfanato Goodhavn, em 1967, e tentam manter a inocência diante de um cenário abusivo e perverso.

Magnólia (1999)

20+ filmes para chorar até desidratar

O vazio existencial, o remorso, a culpa. Neste drama, a vida de nove personagens são interligadas: a de um pai à beira da morte, uma esposa, um enfermeiro, um filho perdido, um policial apaixonado, um menino gênio, um ex-gênio, um apresentador de programa e uma filha afastada, cujas histórias se cruzam por coincidências do destino.

Ben is Back (2018)

20+ filmes para chorar até desidratar

Ben, um jovem de 19 anos, subitamente aparece na casa de sua família na véspera de natal. Em menos de 24 horas, ele transforma a vida de todos a sua volta com segredos e dificuldades de lidar com as drogas.

Custódia (2017)

20+ filmes para chorar até desidratar

Miriam e Antoine Besson estão se divorciando, e lutam judicialmente pela guarda dos filhos. A mulher pede custódia exclusiva, para garantir a proteção das crianças do pai violento. A juíza, no entanto, concede custódia compartilhada ao casal. As consequências dessa decisão você acompanha neste drama francês de tirar o fôlego.

O Quarto de Jack (2015)

20+ filmes para chorar até desidratar

Joy e seu filho Jack vivem isolados em um cativeiro, cujo único contato com o mundo exterior é a visita do homem que os mantém presos. Quando Jack completa 5 anos, a mãe elabora um plano para fugir e tenta mostrar um mundo novo ao seu filho.

Gone Baby Gone (2007)

20+ filmes para chorar até desidratar

O detetive particular Patrick Kenzie e sua namorada iniciam a busca por uma menina que foi sequestrada em Boston, e adentram em uma realidade perturbada em um bairro violento da cidade.

As Pontes de Madison (1995)

20+ filmes para chorar até desidratar

Após a morte de Francesca, seus filhos descobrem através de cartas antigas, um romance que ela teve com um fotógrafo da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias.

360 (2011)

20+ filmes para chorar até desidratar

Histórias de amor, raiva, traição e relacionamentos ao redor do mundo se encontram em uma ciranda de realidades de diferentes gerações, nacionalidades, classes sociais e personalidades. Os cenários percorrem Veneza, Paris, Londres, Rio de Janeiro, Bratislava, Denver e Phoenix.

À Procura da Felicidade (2006)

20+ filmes para chorar até desidratar

Um pai de família enfrenta sérios problemas financeiros e, apesar de todas suas tentativas de manter a família unida, sua esposa decide partir. Pai solteiro, ele tenta usar sua habilidade como vendedor para ter um salário mais digno e sustentar seu filho.

Mil Vezes Boa Noite (2013)

A narrativa acompanha uma fotógrafa de guerra que enfrenta uma escolha difícil: seguir a profissão que ama ou sua família, que não suporta vê-la arriscando a vida pelo trabalho. Neste longa com toques autobiográficos, o diretor compartilha algumas memórias de quando trabalhou como fotógrafo de guerra.

Closer: Perto Demais (2004)

A história de dois casais se convergem em uma trama carregada de traições, conflitos existenciais, desejos e aflições.

Beasts of No Nation (2015)

20+ filmes para chorar até desidratar

Quando uma cidade africana é atingida pela guerra, Agu é transformado em soldado e enviado para lutar na guerra civil da África do Sul, instruído por um grande comandante. Assim, temos um contraste entre a infância relativamente normal do menino com o processo de amadurecimento forçado.

A Casa do Lago (2006)

20+ filmes para chorar até desidratar

Kate, uma médica solitária, morava em uma casa à beira de um lago, atualmente ocupada por Alex, um arquiteto frustrado. Os dois começam a trocar cartas e mantém um relacionamento à distância por dois anos. Quando decidem conversar pessoalmente, eles descobrem muitos obstáculos que impedem este encontro.

12 anos de escravidão (2013)

20+ filmes para chorar até desidratar

Solomon Northup, um homem negro livre, é sequestrado e vendido como escravo nos EUA, em 1841. O filme acompanha 12 anos de humilhações físicas e emocionais sofridas pelo protagonista, enquanto luta pela sua sobrevivência e aguarda sua libertação.

My Sister’s Keeper (2009)

20+ filmes para chorar até desidratar

Kate é diagnosticada com leucemia e possui poucos anos de vida. O médico da família sugere que os pais tenham um bebê de proveta para ser um doador compatível com a menina. Assim nasceu Anna, que foi submetida a procedimentos médicos desde bebê para salvar sua irmã. Agora, já crescida, ela decide lutar na justiça por emancipação médica.

À Espera de um Milagre (1999)

20+ filmes para chorar até desidratar

Coffey, um homem negro grande e forte, está no corredor da morte, condenado por ter matado duas gêmeas de nove anos. Seu tamanho é o suficiente para matar qualquer pessoa, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Um carcereiro fica intrigado com a história do detento, e começa um relacionamento incomum com ele.

Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

20+ filmes para chorar até desidratar

Claireece Preciosa tem 16 anos e está gravida pela segunda vez de seu próprio pai. Ela não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Quando a menina é transferida para uma escola alternativa, vê uma nova oportunidade de vida: enfrentar a opressão e caminhar para a autodeterminação.  

O Túmulo dos Vagalumes (1988)

Esta animação do Studio Ghibli acompanha dois irmãos tentando sobreviver aos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, em meio a escassez de recursos e uma humanidade cada vez menos “humana”. O longa traz um relato cru da realidade. E, se você já assistiu, lembre 5 coisas que você pode aprender com este drama inesquecível.

A Vida é Bela (1997)

Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, um judeu e seu filho são enviados para um campo de concentração nazista. Para proteger o menino do terror, o pai usa sua imaginação para fazê-lo acreditar que tudo se trata de uma grande brincadeira.

I Origins (2014)

Um jovem biólogo molecular investiga a evolução do olho humano para contestar o criacionismo. Seu fascínio pelos olhos o leva a áreas com profundas consequências pessoais e culturais, depois que se apaixona por Sofi.

A cor Púrpura (1985)

O longa acompanha 40 anos de vida de Celie, uma afro-americana que luta para encontrar sua identidade depois de sofrer décadas de abuso de seu padrasto e ter um casamento forçado com um homem degradante. Um novo universo se abre a partir das cartas que Celie escreve, e das experiências de amizade e amor que encontra pelo caminho.

Dançando no Escuro (2000)

Selma é imigrante checa e mãe solteira, trabalhadora de uma fábrica no interior dos EUA. Ela encontra sua paixão na música, especialmente nos musicais de Hollywood. Mas quando uma doença faz com que ela perca gradualmente sua visão, Selma deve correr contra o tempo para economizar dinheiro e pagar uma operação.

Domingo Sangrento (2002)

Drama histórico retrata o incidente que desencadeou a Guerra Civil na Irlanda do Norte, apresentando os dois lados, quando soldados britânicos atiraram inexplicavelmente em manifestantes desarmados que levantavam a bandeira dos Direitos Humanos.

Manchester à Beira-Mar (2016)

Após a morte de seu irmão, um homem depressivo é forçado a voltar para sua cidade natal e cuidar de seu sobrinho órfão. O retorno é ainda mais difícil quando ele enfrenta as razões que o fizeram sumir da cidade e deixar sua família para trás.

O Pianista (2002)

Um pianista judeu polonês vê a cidade de Varsóvia mudar gradualmente, à medida que a Segunda Guerra Mundial avança. Separado de sua família durante a Operação Reinhard, ele se esconde entre as ruínas da cidade enquanto espera que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados.

Central do Brasil (1998)

Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Quando uma de suas clientes morre atropelada, ela decide ajudar seu filho de 9 anos, embarcando com ele em uma viagem até o Nordeste em busca do pai que ele nunca conheceu.

Cidade de Deus (2002)

Buscapé é um jovem pobre, negro e muito sensível, que vive em um universo de muita violência na Cidade de Deus, favela no Rio de Janeiro. Com medo de ceder ao mundo do crime, ele decide seguir carreira como fotógrafo. Através de seu olhar sensível, ele analisa o dia a dia da favela onde vive.

Up: Altas Aventuras (2009)

Carl, um vendedor de balões de 78 anos está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, ele é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para fugir, ele enche sua casa com balões para flutuar até uma floresta da América do Sul, onde sempre quis morar com sua mulher.

Amor (2012)

Um casal de aposentados, apaixonados por música e um pelo outro, são forçados a colocar seu amor em teste depois que a mulher sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado.

Para Sempre Alice (2014)

Dra. Alice, uma renomada professora de linguística, enfrenta aos poucos o avanço da doença de Alzheimer, enquanto luta para manter sua identidade e a relação com a própria família.

O Menino do Pijama Listrado (2008)

Bruno tem 8 anos e é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem realmente saber o que seu pai faz, ele se muda com a mãe para uma área isolada.

Quando decide explorar o local, acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida com a dele, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada.   

O Caçador de Pipas (2007)

Amir e Hassan eram dois amigos inseparáveis quando viviam em Kabul. Já adulto, vivendo na Califórnia, Amir é perseguido por uma traição contra Hassan cometida durante um incidente na infância. Quando descobre que o Taliban assassinou Hassan e sua esposa, ele retorna a sua cidade natal para encontrar o filho do casal.

Beaches (1988)

Duas mulheres com estruturas de vida completamente diferentes sustentam uma amizade de infância ao longo dos anos, encontrando uma na outra a força para vencer uma tragédia com delicadeza, harmonia e humor.

Viva: A Vida é uma Festa (2017)

Miguel é um menino de 12 anos quer ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova o seu sonho. Determinado a conseguir o que quer, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A animação mexicana da Pixar tem inspiração no feriado Dia dos Mortos, e apresenta uma incomum reunião familiar.

Blue Valentine (2010)

Casados há anos e com uma filha, Cindy e Dean enfrentam um momento de crise, onde o relacionamento se encontra contaminado por uma série de incertezas. Os dois tentam superar os obstáculos, buscando no passado e no presente os motivos que os uniram.

Toy Story 3 (2010)

Este aqui é para quem acompanhou todos os filmes do Toy Story.

Andy já está prestes a ir para a faculdade e precisa arrumar seu quarto para decidir qual brinquedo irá para o lixo e qual será guardado no sótão.

Buzz, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata são separados de seus amigos, e Woody decide salvá-los de uma creche onde brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Em uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura, mas seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele introduz seus alunos a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Uma Lição de Amor (2001)

Um pai com problemas mentais cuida de sua filha Lucy com a ajuda de um grupo de amigos. Quando ela completa 7 anos, começa a ultrapassar seu pai intelectualmente, e a relação dos dois é ameaçada quando uma assistente social decide encaminhar Lucy a um orfanato.

O Óleo de Lorenzo (1992)

Um menino de seis anos é diagnosticado com uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, e pode levar o paciente à morte. Frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento, os pais resolvem pesquisar sozinhos uma possível cura.

A Lista de Schindler (1993)

Baseado em uma história real, o longa conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão ganancioso, membro do Partido Nazista, que viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra.

Apesar de tudo, ele amava o ser humano, e abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto.

Sempre ao seu Lado (2009)

Um professor universitário adota um filhote de cachorro da raça Akita, que ele encontrou na estação de trem. O cão cresce e passa a acompanhar seu dono até a estação de trem todos os dias, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Réquiem para um Sonho (2000)

Um retrato frenético, perturbado e único sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo repletas de sonhos.

Enquanto Harry e Marion, viciados em heroína, sonham em montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre, Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV, começa a tomar pílulas de emagrecimento para entrar em seu vestido predileto.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Desiludida com o fracasso de seu relacionamento, Clementine decide apagar o ex-namorado da memória através de um tratamento experimental. Joel fica surpreso com o ato da ex e decide fazer o mesmo, mas muda de ideia e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não estava presente.

Diário de uma Paixão (2004)

Em uma casa de repouso, Duke lê para uma interna a história de amor de Allie Hamilton e Noah Callhoun, dois jovens namorados que se conheceram em 1940 e tiveram que ultrapassar diversos obstáculos para permanecerem juntos.

História de um Casamento (2019)

Inspirado na história real do diretor Noah Baumbach, o longa narra os obstáculos matrimoniais de Charlie, um diretor de teatro em ascensão, e Nicole, atriz que deixou sua carreira em segundo plano para cuidar do marido e do filho.  


Qual título você acrescentaria na nossa lista de filmes para chorar? Compartilhe nos comentários aí embaixo! 😉


Leia também: 17 filmes pós-apocalípticos muito melhores que Bird Box

Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)

Distopias para entender a realidade

Os filmes originais da Netflix que valem a pena

16 importantes filmes sobre a escravidão

Os 28 melhores filmes com reviravoltas impressionantes

Os 23 melhores e mais arrepiantes filmes de terror recentes

12 Filmes de Comédia para você rachar o bico

12 filmes sobre solidão para pensar sobre a vida

10 filmes sobre felicidade para alegrar (ou apertar) o seu coração

17 excelentes filmes desconhecidos para você curtir

26 excelentes filmes baseados em livros

15 filmes de comédia para você rir muito

Confira mais Listas de Filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar