Nerdizmo

12 Filmes de ação dos anos 80 que todo Nerd precisa conhecer

Filmes imperdíveis de ação e aventura que inspiraram muitos outros

12 Filmes de ação dos anos 80 que todo Nerd precisa conhecer

Os filmes de ação dos anos 80 foram definitivos para criar uma nova era do cinema depois dessa década. Muitos dos filmes que vieram depois foram inspirados em alguns desses clássicos.

Certamente aqueles que foram lançados nos anos 90 e depois bebem um pouco da fonte que foi os anos anteriores, em que diversos filmes icônicos foram lançados. E até mesmo aconteceu o início de diversas franquias que perduram até hoje e são referências da cultura pop: Aliens, Predador e Exterminador do Futuro, para citar alguns deles.

Tiros, explosões, fugas, perseguições. Tem de tudo. E sempre daquele jeito que a gente adora. Exagerado, detonante, perfeito para pegar um balde de pipoca, aumentar o volume e só curtir.

Os Filmes de ação dos anos 80 que você precisa conhecer

Duro de Matar (Die Hard, 1988)

Inspirado no romance Nothing Lasts Forever, de Roderick Thorp, o filme se tornou um grande clássico de ação. Estrela Bruce Willis no papel do policial John McClane. No filme, o homem participa de uma festa da empresa de sua ex-esposa, e um grupo de terroristas invade o local. McClane se esconde no prédio e descobre que eles querem roubar o cofre central, mas ele não pretende permitir que isso aconteça.

Fuga de Nova York (Escape From New York, 1981)

Do consagrado diretor John Carpenter, Fuga de Nova York se passa no futuro (1997), quando Nova York se tornou uma grande prisão. Porém, o avião do presidente cai no meio do local, e condenado e herói de guerra Snake Plissken (Kurt Russell) tem a promessa de ser liberto se conseguir resgatar o político de lá – um local extremamente perigoso e aparentemente impossível de fugir.

Mad Max 2: A Caçada Continua (Mad Max 2: The Road Warrior, 1981)

Sequência de Mad Max, este filme acompanha o personagem depois que ele se vingou da morte da sua família no primeiro filme. Ele continua dirigindo pelas ruas pós-apocalípticas da Austrália, e planeja roubar o óleo de um acampamento. Porém, seus planos mudam e ele resolve se tornar um defensor da comunidade local.

Aliens, O Resgate (Aliens, 1986)

A sequência de Alien: O Oitavo Passageiro, que nos apresentou a criatura Xenomorph, o famoso Alien. O filme conta a história de uma mulher, única sobrevivente de uma tragédia espacial. Depois de 57 anos em repouso, ela desperta e descobre que o local de tudo que aconteceu com sua nave foi colonizado – e ela quer retornar para resgatar as pessoas. Acontece que uma perigosa raça alienígena dominou as colônias.

Highlander, O Guerreiro Imortal (Highlander, 1986)

Depois de uma luta de espadas em um estacionamento de Nova York, um pedaço de arma antiga fica na cena do crime. A especialista em perícias forenses Brenda Wyatt encontra esse objeto e inicia uma investigação para saber o que aconteceu. O que eles não imaginavam é que isso se liga a batalhas seculares entre seres imortais.

Rambo, Programado Para Matar (First Blood, 1982)

O filme do icônico personagem interpretado por Sylvester Stallone. Inspirado no romance chamado “First Blood”, de 1972, escrito por David Morrell, conta história de um veterano de guerra que sofreu traumas ao permanecer em uma prisão no Vietnã e conseguir fugir da selva. Quando chega na cidade, porém, não consegue se ajustar e é detido de forma injusta por um xerife. Ele foge, mas começa a ser perseguido como um criminoso – e aí começa a batalhar não só com a polícia, mas contra o exército.

Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)

A corrida entre o arqueólogo Indiana Jones e o exército nazista para encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia antiga que contém os dez mandamentos e promete invencibilidade para quem o possui.

O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984)

Em um dos maiores clássicos de Arnold Schwarzenegger, ele interpreta uma máquina vinda do futuro para eliminar um garoto no passado – pois ele se tornaria o principal líder contra as máquinas após uma guerra nuclear que assolaria a humanidade depois de 2029.

Blade Runner: O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982)

Inspirado no livro de Phillip K. Dick, “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas”, este filme acompanha um caçador de androides que precisa eliminar todos os androides de uma linhagem avançada, os quais cada vez mais se parecem com seres humanos. Um filme que aborda a temática irônica de como o ser humano lida com e ética, moral e o que nos torna humanos.

Karate Kid: A Hora da Verdade (Karate Kid, 1984)

Daniel é um garoto que se envolve com a ex-namorada de um valentão da escola. E por isso, passa a ser perseguido pela gangue do cara. Para se defender, e por sorte, ele conta com ensinamentos do Sr. Myiagi, um velho mestre de Karatê. As artes marciais não só servem para ele enfrentar os garotos, mas também participar de um campeonato.

O Predador (Predator, 1987)

Coincidentemente, Aliens e Predadores ambos surgiram pela primeira vez no cinema durante os anos 80. Duas franquias que são muito queridas pela cultura pop e mundo nerd. Neste filme, um grupo de soldados adentra uma floresta na América Central para resgatar alguns reféns de guerra. Porém, ao invés de encontrar esses reféns, os homens são alvos de uma criatura alienígena extremamente astuta e sorrateira.

Eles Vivem (They Live, 1988)

Outra grande obra do mestre John Carpenter. Desta vez, conta a história de um homem desocupado que anda pelas ruas em busca do que fazer. Certo dia, ele encontra óculos escuros que mostram uma realidade bem diferente. A verdadeira face das pessoas e de como o mundo foi “dominado”. Uma trama muito interessante que ao mesmo tempo faz uma crítica social ferrenha ao modo de vivermos no capitalismo.

Curtiu nossa lista de filmes de ação dos anos 80? Fique à vontade para agregar e recomendar mais filmes no campo de comentários!

Veja mais de nossas listas de filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar Casas na caverna estilo toca de Hobbit 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo