Nerdizmo

11 referências em Nós que você pode não ter notado

Há muitas referências em Nós, o filme de horror de Jordan Peele (de “Corra”).

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Há muitas referências em Nós, o filme de horror de Jordan Peele (de “Corra”), que brinca com a dualidade e o horror que carregamos dentro de nós mesmos.

Desta vez, o diretor aposta na crítica social, moral e nos problemas éticos que rondam o mundo, e que o transforma algumas vezes em um verdadeiro filme de horror.

O filme conta a história de uma família, quatro pessoas, que se depara com outras quatro pessoas vindo de um lugar estranho – que não é paranormal, e nem de fora desse mundo. E em meio ao terror da narrativa, o diretor guardou alguns bons easter-eggs que são explicados logo abaixo.

Referências em Nós

A corrente Hands Across America

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Esta é a referência mais óbvia, já que o filme começa com um comercial da campanha Hands Across America, e isso se estende para outros trechos do filme. Foi uma campanha real lançada nos anos 80, em busca de arrecadar US$ 50 milhões para combater a fome e a falta de moradia nos Estados Unidos. Consistia em juntar seis milhões de pessoas para darem as mãos, para formar uma corrente humana que chegaria de Nova York até a Califórnia, simbolizando a união das pessoas. Na realidade, essa campanha angariou apenas US$ 15 milhões na época – algo bem longe do esperado. E isso, na verdade, foi um evento bem memorável para o diretor do filme, Jordan Peele, pois ele era criança na época dos eventos – e foi quando ele foi afetado tanto em relação ao desastre do ônibus espacial Challenger, quanto por filmes de horror.

O ator Corey Feldman

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Uma das estrelas de filmes como “Os Goonies” e “Os Garotos Peridos”, no total há três referências a ele no filme. Peele comenta sobre: “Feldman foi uma figura muito importante para a nossa geração. E o [ator Corey] Haim também. Esses caras são o epítome do legal. Eles eram crianças que eram tão legais quanto isso. E histórias de grande dualidade, sagas dos mais altos e baixos e grandes tragédias”.

Tesoura

Tanto os pôsteres promocionais como no filme em si, a tesoura é um item com bastante foco. Isso acontece pela dualidade que o objeto proporciona. Não apenas por ser um objeto de terror para os filmes do gênero. Há bastante simbolismo ali. Peele comenta sobre o assunto: “Há uma dualidade na tesoura – um todo composto de duas partes, mas também estão nesse território entre o mundano e o absolutamente aterrorizante”.

Thriller, do Michael Jackson

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Quando a personagem Adelaide é criança, ela aparece com uma camiseta de Thriller, do Michael Jackson – um clipe onde ele se transforma em um zumbi e um lobisomen. O diretor escolheu essa música por causa do significado mais profundo por trás da representação do vídeo, que as pessoas estão escondendo suas versões feias de dentro. Outra coisa a notar é que os Doppelgangers usam uma luva branca nas mãos, um tributo ao estilo dos anos 80 de Jackson.

Camisetas com significados

Há detalhes ocultos nas camisetas dos personagens. Um exemplo é a de Jason, que traz o filme “Tubarão” de Steven Spielberg. Um filme sobre uma família aterrorizada por um monstro na água – que quer se alimentar deles, uma espécie de paralelo ao tema de “Nós”. Sua filha, Zora veste uma camisa com um coelho. Coelhinhos estão em abundância no filme, e mais tarde descobrimos que eles tinham a ver com os Doppelgangers.

Esqueceram de Mim

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Um pouco de humor em um filme bastante tenso. O marido da personagem Adelaide pensa em uma maneira de lidar com os invasores da casa, e cita “Esqueceram de Mim” para ter inspiração em como derrotar os invasores. O maior horror, porém, ocorre quando os filhos deles não tem ideia do que é “Esqueceram de Mim”.

C.H.U.D.

Durante a cena de abertura e a hora que aparece a TV com as cenas da campanha Hands Across America, há fitas em VHS próximas da TV. Uma delas é do filme Sci-Fi “C.H.U.D”, um filme de 1984 sobre humanoides aliens canibais que vivem embaixo da terra. Uma temática que ecoou em “Nós”.

The Man with Two Brains

10 referências em Nós que você pode não ter notado

Outra fita VHS que está lá é deste filme, chamado também [ridiculamente] de “O Médico Erótico” no Brasil. Um filme de 1983 de comédia e ficção científica, estrelado por Steve Martin e Kathleen Turner. O personagem de Martin é um neurocirurgião que inventou uma cirurgia no cérebro que não saiu como ele esperava, fazendo com que ele fosse “de duas maneiras”. Uma referência aos personagens centrais em “Nós”, que compartilham aparência, mas se comportam de maneira diferente.

Jeremias 11:11

Um verso da Bíblia de Jeremias 11:11: “Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei sobre eles mal, do qual não poderão escapar; e ainda que clamarem a mim, não os ouvirei”. Uma referência ao mal que está embaixo da terra, abandonado por um tempo. E também visualmente ao 11:11 como os quatro membros da família, ou das pessoas ligadas na corrente pelas mãos, e diversos outros aspectos do filme, como…

A aparição dos números 11 11

10 referências em Nós que você pode não ter notado

O relógio digital de Jason, por exemplo, mostra estre número, entre outras aparições. E também em cima da ambulância na estrada. Entre muitos outros momentos. Significa os duplos, a duplicidade, membros da família, etc.

O frisbee na praia

Quando o frisbee vermelho surpreendeu Adelaide na praia. Não é coincidência que este brinquedo aparentemente inofensivo tenha coberto um ponto azul do mesmo tamanho. O círculo vermelho substitui o azul perfeitamente, bem como a própria Adelaide, que acaba por ser uma das amarradas o tempo todo.

Conhece mais referências em Nós que não listamos aqui? Comenta aí e acrescente na nossa matéria!

Veja mais de nossas listas de filmes!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Cinema e TV
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar