Nerdizmo

10 obras geeks que mostram heróis contra governo autoritário

Geeks

Hoje o Brasil está completamente dividido pela política, levando o público dos geeks a encarar um verdadeiro dilema entre aquilo que acreditam e as coisas que assistem. Independente dos lados, é inegável que todo conteúdo nerd passa uma mensagem e, em sua maioria, vai contra líderes e organizações autoritárias e que utilizam de métodos questionáveis para obter o poder.

E não adianta discutirmos ou batermos o martelo, nossos principais heróis sempre foram contra qualquer forma de autoridade que força sua população à desumanidade. Caso se identifique com um dos lados, lhe convido a refletir sobre o assunto e reassistir essas obras, que podem esclarecer melhor tudo aquilo que vivemos em nossa realidade.

Geeks contra autoridades desumanas

10 – Fullmetal Alchemist

Tanto o anime quanto os mangás, Fullmetal Alchemist sempre foi uma obra que mostra Edward e Alphonse confrontando diretamente uma forma de governo militar que usa de sua posição para obter inúmeras vantagens sociais. Os próprios heróis são cientes disso quando se unem aos “Cães do Exército”, lutando contra o sistema assim que percebem o tamanho da sujeira que entraram. Vale lembrar um episódio em especial, onde o plano do grande vilão entra em andamento e os militares de alta patente abandonam a população sob a promessa de receberem a vida eterna. Nem preciso dizer que suas mortes foram bem-feitas em tela.

9 – Star Wars

Como dizia a Princesa Padmé em seu discurso “Então é isso? A democracia morre assim, com uma chuva de aplausos?”. Star Wars, desde a sua concepção até o fim mostra os heróis, no papel dos Jedis, enfrentando a ameaça de uma autoridade vil e que comanda toda a galáxia de forma desumana. Algum planeta não concordou com a sua ideologia? Mandem a Estrela da Morte exterminá-lo dos cosmos. Mesmo fora deste âmbito, sempre vimos a Princesa Leia, Han Solo e até Poe Dameron lutando ao lado da Resistência e os admirando, mostrando que vale a pena defender a liberdade das pessoas em todo o canto do universo.

8 – Avatar: A Lenda de Aang

O mundo vivia em harmonia e paz quando Aang nasceu em Avatar, porém isso logo acabou quando a Nação do Fogo começou a acreditar que eles poderiam ser os líderes supremos desta terra. Liderados pelo Senhor do Fogo, Ozai, suas tropas exterminaram por completo toda a população dos Nômades do Ar, empurraram os membros da Tribo da Água para viverem em dois pólos distantes e ao Povo da Terra a levantar barreiras em seus territórios. Se os geeks não se recordam de ver nosso herói encarando uma verdadeira ascensão fascista de Ozai, me perdoem, mas assistiram errado à esta obra.

7 – Wolfenstein

Mais claro do que isso para os geeks não poderia ficar: toda a franquia envolve um cenário onde a Alemanha está vencendo o cenário da Segunda Guerra Mundial e os nazistas tomam o controle do planeta. Seja no reboot ou nos jogos antigos, mesmo com bizarrices como máquinas de combate robóticas, a ideia é mostrar o que um governo autoritário pode causar de mal ao mundo se eles tomam o poder sem pudores. A melhor parte dos games, obviamente, é aniquilar todos de formas violentas para retomar a ordem da forma como devia ser originalmente.

6 – Jogos Vorazes

Não é possível que tanto os livros quanto os filmes estrelados por Jennifer Lawrence não tenham deixado claro aos geeks que uma autoridade irresponsável pode fazer à uma sociedade. O Presidente Snow criou os perigosos jogos para colocar os distritos sob seu restrito controle, dividindo toda a população em castas e fazendo disso um grande espetáculo de entretenimento. Katniss Everdeen é colocada no meio disto e passa a lutar contra a sua liderança, independente de qual lado se apresente.

5 – One Piece

Vamos combinar pessoal, por mais que o público dos geeks não queira misturar suas obras com política, elas estão mergulhadas nisso de forma que é impossível desassociar. One Piece é uma delas, mostrando um mundo onde piratas dominam os mares e enfrentam a Marinha com todas as suas forças pelo direito de buscar seus famigerados tesouros. Além da própria força militar, Luffy e seus amigos encaram uma ordem de seres humanos que se julgam superiores e fazem todo o restante da população sofrer. Quem não se lembra do nosso herói socando um Tenryuubito no rosto em um local cheio de nobres?

4 – Capitão América: Guerra Civil

Se você é apaixonado pela Marvel, como todos os bons geeks, é impossível não ter assistido ao filme Capitão América: Guerra Civil. Nosso principal herói, após defender os Estados Unidos e a ONU em todos os filmes, vê o quanto eles desejam controlar os superseres e começa a lutar contra este sistema. Isso acaba dividindo os Vingadores, porém Steve Rogers não deixa, nem por um momento, de mostrar que se há alguma autoridade tentando conter suas ações ou tomar o seu controle, ele precisará lutar contra isso. Nem sempre as leis e o governo estão do lado certo…

3 – Final Fantasy

Os geeks podem chorar, reclamar e o que vier, mas é inegável que a franquia Final Fantasy sempre mostrou nossos heróis contra suas principais autoridades. Cloud e o grupo Avalanche encaravam a Shinra, que controlava as forças militares e também o governo de Midgar com mãos de ferro. Noctis, mesmo sendo um rei, sofre um golpe de Estado e precisa retomar o poder das mãos de um grande tirano que pretende dominar toda aquela realidade. Tidus e Yuna descobrem todo o poder que o governo e a religião exercem de forma errônea e enfrentam seus principais líderes para libertar a população do sistema qual eles se encontram. Se há uma autoridade sem limites de um lado, nossos melhores personagens estarão do outro.

2 – Matrix

Quando a população é dominada pelas máquinas e colocada para adormecer, vivendo em uma realidade alternativa apenas pela crença que está tudo bem…te lembra de algo? Nada está realmente bem e a resistência de Zion começa a se reunir para buscar o escolhido para enfrentar essa situação. Neo pode desviar de balas, voar e fazer de tudo, mas a sua principal luta é contra um sistema opressor que controla a humanidade fingindo algo que não é. Sabemos bem como é um país onde fingem estar tudo bem quando, na verdade, está prestes a entrar em um colapso. Não é, geeks?

1 – X-Men

Mais uma para a conta dos apaixonados pela Marvel, os X-Men sempre foram heróis que mostraram aos geeks o que um governo preconceituoso e cheio de amarras pode causar às minorias. Com alegorias que remontam os efeitos da segregação racial, regional, orientação sexual e diversas outras, os heróis sempre encararam suas autoridades com um grande orgulho apenas para mostrarem que são tão iguais quanto nós. Essa é uma luta que, infelizmente, nunca teve fim e mostra o quanto precisamos avançar como sociedade para aceitarmos uns aos outros verdadeiramente.

Veja mais em Listas!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Star Wars: Galactic Cruiser, o hotel-passeio da Disney 5 Jogos em Pixel Art para Acompanhar Confira a crítica do filme Inititation Melhores Filmes de Suspense tensos e com reviravoltas Novos Jogos de Construção de Cidades para Acompanhar