Nerdizmo

10 importantes Teds sobre as redes sociais

Palestras para desenvolver um olhar consciente sobre as redes sociais

10 importantes Teds sobre as redes sociais

Reunimos Teds sobre as redes sociais com análises de especialistas e alunos que têm reflexões necessárias para compartilhar sobre o assunto.

É imprescindível repensar a nossa relação com as redes sociais, uma vez que elas estão a um simples clique de distância e podem estar gerando em você certos comportamentos, sentimentos e perspectivas sobre o mundo, sem que você perceba.

Se inicialmente as redes sociais surgiram com a intenção de conectar pessoas, hoje elas são apontadas como principais responsáveis pela polarização e ameaça à saúde mental dos usuários.

A troca de experiências agradáveis entre pessoas mostrou outro lado da moeda: comparação, ansiedade e depressão.

Como as redes sociais impactam a saúde mental dos jovens? Por que tantos profissionais defendem que as redes sociais são um veneno? Como o Facebook é uma ameaça à democracia? Nos resta alguma esperança de as redes sociais transformarem positivamente o mundo?

São questões como essas que você confere nos Teds abaixo.

É importante lembrar que todos os vídeos possuem a opção de ativar as legendas para português, caso seja necessário.

10 importantes Teds sobre as redes sociais

Porque as redes sociais estão arruinando a sua vida

A jornalista Katherine Ormerod levanta possibilidades sobre o que podemos fazer para nos conscientizar dos impactos negativos das novas mídias e começar a nos beneficiar do melhor que este mundo interconectado tem a oferecer.

As mídias sociais são prisões modernas?

A estudante Amber Quinney conta como decidiu fazer um jejum de redes sociais durante 30 dias. Através dessa experiência, ela compartilha aprendizados que adquiriu enquanto esteve afastada da vida social online.

“Pela primeira vez em muito tempo, me senti livre, livre para pensar, livre de julgamentos, livre para me concentrar e livre desse agitado e barulhento mundo faminto por informações”, conta.

Quinney faz uma análise importante sobre como as redes sociais nos impedem de viver o presente e as maneiras como isso afeta, negativamente, os mais diversos âmbitos da nossa vida.

Concentração vs Redes Sociais

Carl Newport é professor assistente de ciência da computação na Universidade de Georgetown, e é imperativo ao constatar: “saia das redes sociais”. Além de estudar os fundamentos teóricos da nossa era digital, ele tem observações importantes sobre o impacto dessas tecnologias no mundo do trabalho.

As redes sociais estão afetando sua saúde mental?

Navegar pelo feed das mídias sociais parece ser uma atividade inofensiva, não é? Bem, este hábito involuntário com o qual convivemos todos os dias esconde muitas ameaças à sua saúde.

A especialista de mídia social Bailey Parnell reflete sobre a nossa obsessão com as redes sociais e as consequências que nossos hábitos digitais têm, a longo prazo, em nossa saúde mental.

Quais são os seus gatilhos? Como as redes sociais estão afetando você ao longo do tempo? Como você pode criar uma experiência online mais positiva? São ideias como essas que Bailey levanta ao longo deste Ted.

Como as redes sociais afetam os relacionamentos?

As redes sociais transformaram a maneira como nos relacionamos uns com os outros.

Não à toa, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais respeitados da atualidade, afirmou certa vez que “as relações escorrem entre os dedos”.

Isso quer dizer que, com o passar do tempo, os relacionamentos se tornaram superficiais e passageiros, e o contato genuíno entre as pessoas se tornou cada vez menor.

A estudante do ensino médio Mayurakshi Ghosal explica a importância de construir relacionamentos sólidos e significativos, caracterizados por um senso de confiança, compreensão e conexão.

O que você perde quando se torna um ‘zumbi digital’?

É inegável que o mundo digital catalisa nossa atenção.

Neste mundo hiperconectado, onde os dispositivos móveis se tornaram apêndices do nosso corpo e as pessoas verificam suas redes sociais, incontáveis vezes ao longo do dia, a interação humana é sacrificada diariamente em favor das trocas digitais.

O psicoterapeuta Patrik Wincent é fundador da “Internetakuten”, uma empresa cujo foco principal é oferecer consultoria às pessoas que estão lidando com o estresse digital.

Nesta palestra, ele conta sobre seu próprio vício em Internet e compartilha dicas valiosas para evitar que nos tornemos zumbis digitais.

Os impactos das redes sociais nas novas gerações

“A juventude de hoje é o futuro do amanhã”, a partir desse pensamento, a estudante Katanu Mbevi desenvolve reflexões sobre as consequências das mídias sociais sobre os nativos digitais, que crescem dentro do mundo online.

Como as redes sociais podem fazer história

Desde 1996, o escritor e professor Clay Shirky escreve sobre o mundo online. Colunista no New York Times, Wall Street Journal, Wired e Harvard Business, ele pensa os efeitos sociais e econômicos das tecnologias de Internet.

Neste Ted, ele lança um olhar otimista sobre as mídias sociais como ferramentas importantes para cidadãos de regimes opressivos. Shirky analisa como o Facebook e o Twitter são meios importantes de driblar a censura e relatar notícias reais sobre seus países.

Querido Facebook, você está destruindo a democracia

Em contrapartida, a ex-analista diplomata da CIA e oficial de serviços estrangeiros Yaël Eisenstat vê o colapso civil como a maior ameaça à democracia. E quem está por trás desta ameaça é ninguém menos que o Facebook.

Após trabalhar 18 anos no mundo da segurança nacional, atuando também como conselheira da Casa Branca, ela se preocupa especialmente em como o Facebook contribui para a polarização política, o ódio e a divisão social.

Delete suas redes sociais e seja feliz

Ryan Thomas é aluno do último ano da Loudoun County High School e observa como a as mídia sociais passaram a fazer, cada vez mais, parte das nossas vidas. Isso pode ser visto como uma força motriz positiva para a mudança social, mas o excesso de informações orientadas neste mundo online se tornou uma influência negativa com consequências de longo alcance na forma como interagimos e trabalhos.

O aluno conta como foi capaz de ver o mundo sob uma luz diferente após deletar suas redes sociais, e percebeu enorme mudança positiva em sua vida. Otimista inabalável, Ryan deseja compartilhar seus aprendizados para transformar, de maneira benéfica, a vida das pessoas.


Leia também: Dilema das Redes: Alternativas para sair das redes sociais | Porque o Facebook abala a sua saúde mental e física | O que há por trás das fotos populares do Instagram | Redes sociais são um veneno, diz criador do Linux | 10 argumentos porque você deve sair das redes sociais | Como o mundo digital afeta nosso cérebro | Animação retrata as infinitas distrações do mundo digital

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments